sábado, 25 de junho de 2011

Turismo, uma nova forma de investimento!


A partir do momento em que se destaca uma cidade ou um lugar como pólo turístico é necessário que se estude a sua história. Assim, o turismo pode ser uma ferramenta para o resgate histórico e cultural da destinação, e não ser apenas uma atividade econômica, utilizada para gerar renda ou alguma forma de lazer para a população.

Os atrativos turísticos, por sua vez, também criam possibilidades para a revitalização da identidade cultural, a preservação de patrimônios, bens culturais, tradições e costumes da população local estimulando assim a participação da comunidade no desenvolvimento da atividade turística e conseqüentemente da sociedade.
A atividade turística pode constituir um investimento inicial gerador do processo ramificador da economia local, e por extensão, regional. É com esta idéia que, investir no Turismo pode ser uma alternativa positiva para os municípios que buscam saída para complementar sua economia e fazer com que haja um maior desenvolvimento da cidade. O impacto resultante deste tipo de produção é menos imediato do que a indústria tradicional, por exemplo. Tem, entretanto, a vantagem de consolidar uma estrutura econômica sólida, se for mantida viável, através da preservação do que for implantado. A longo prazo, os benefícios trazidos pelo Turismo na cidade serão muitos, tanto sociais como econômicos. A participação da comunidade durante o processo direta ou indiretamente, cuidando da limpeza de sua rua, da fachada da casa, arborização, colaborará para que estes benefícios sejam ainda maiores.
   Fonte:http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-br&tab=wi
 O Novo Porto Castro Alves com um belo ponto turístico. Após a recuperação dos 11 quilômetros da BA-491 em 2010, que ligam o município de Santo Estevão ao lago da Barragm de Pedra do Cavalo e com a reforma do principal ponto turístico da cidade, o Porto Castro Alves, à beira do Rio Paraguaçu encontrando-se uma área de lazer, composta por quiosque e um mirante. Os visitantes além de apreciarem uma bela paisagem podem se deliciar com um prato que é especiaria local, o peixe que é pescado no próprio rio.

Referências

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo, SP. T.A. Editor, 1979.


http://www.revistaturismo.com.br/artigos/fatorcrescimento.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário