sábado, 25 de junho de 2011

CONTINUAÇÃO...

A empresa Jatobá apresentou um novo projeto a comunidade implantando a agricultura familiar através da economia solidária, que permanecem até o momento, principalmente a produção do quiabo, hoje mais atualizados com os métodos de arado, irrigação dos produtos agrícolas, e as gaiolas que eram utilizadas para pesca hoje foi substituída pelo modo da pesca com iscas, sendo que as gaiolas agora servem para a criação de coelhos. Hoje a pesca e agricultura continuam a fazer parte da ajuda de custo dessa comunidade, vendendo seus produtos no centro da cidade de Santo Estevão e em outros municípios vizinhos.


Fonte: arquivo pessoal (criação de animais)
Fonte: arquivo pessoal (plantação de quiabo, genuino da região)  

 Apesar da diminuição de mariscos, causada pela alteração do anterior equilíbrio entre as proporções de àgua doce e salgada, o desequilíbrio ecológico com consequente redução da fauna dos manguezais, que se deveu a operação da Barragem da Pedra do Cavalo, com o objetivo de responder pelo abastecimento de água em todo Recôncovo, Feira de Santana e a Grande Salvador. Garantindo a proteção das cidades de Cachoeira e São Félix para "cheias" de até 30 anos de recorrência, foram efetivamente utilizados até 2005, quando a geração de energia elétrica passou a ocorrer.
À margens do rio Paraguaçu, existe uma rota de transporte de pessoas e veículos, onde uma balsa faz a travessia para Cabaceiras do Paraguaçu, tendo-se uma visão espetacular do Rio Paraguaçu.
O Rio Paraguaçu também serve para abastecimento dos chamados "carros pipas", que transportam a água do rio para outros locais, para ser utilizado na irrigação e forenecimento de água para animais.
Fonte: arquivo pessoal (travessia de veiculos e pessoas através da balsa).
Fonte: arquivo pessoal (abastecimento de água através de caminhões de reservatórios).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário